quarta-feira, 7 de outubro de 2020

De volta à arte.

Fotografia minha. Claustros do Convento Madre de Deus, Lisboa.

O convento da Madre de Deus, pertença histórica da Ordem de Santa Clara, foi mandado construir em 1509 pela Rainha D. Leonor. 


Fotografia minha. Claustros do Convento Madre de Deus, Lisboa.

Nele funciona, hoje em dia, o Museu Nacional do Azulejo, do qual faz parte integrante a Igreja da Madre de Deus ( já foi feito um poste sobre a mesma), onde a talha e os azulejos constituem um dos melhores exemplos do Barroco em Portugal.

Fotografia minha. Coro Alto da Igreja Madre de Deus, Lisboa.

E é nestes meandros que tento introduzir-me para obter equilíbrio mental.

Não tendo investido em máquina fotográfica, resta-me o telemóvel que também já não está nas melhores condições, logo, as imagens, são o que posso e não o que quero.  

Neste museu há muito para ver e aprender mas, como sempre, algo ficou para uma segunda oportunidade. O grande painel de azulejo retratando Lisboa antes do terramoto de 1775.


Fotografia minha. Azulejo do Sec. XVIII.

 Dos muitos e lindos que vi, este é somente um exemplo do que os nossos artistas fizeram ao longo dos séculos.


BOA SEMANA!



9 comentários:

  1. Um convento que não conheço, pelo que agradeço a partilha.
    Espero e desejo que melhores dias venham por aí, para si e para todos nós.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
  2. Bueno, cuánto tiene de hermandad la historia y la arquitectura, que ha dejado para la posteridad estructuras como las que sostienen el convento y la iglesia que traes a colación, donde una observa algo de mudéjar, y el barroco en profusión. UN abrazo. carlos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Alexandra. Fotografias maravilhosas, parabéns e verdadeira obra de arte.

    ResponderEliminar
  4. Un lugar maravilloso este convento por lo que he visto en Portugal se ama mucho el arte del mosaico.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  5. É um dos museus que estou a querer visitar desde que por lá passei de autocarro e algo apelou para que descesse e entrasse.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. É linda!
    A reportagem não é longa, mas é uma boa síntese que gostei de ver.
    Tudo pelo melhor.
    Beijinho, Alexandra.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  7. Ainda não conheço... pelo que já fiquei com uma ideia do que estou a perder!
    As imagens estão formidáveis, assim mesmo, Alexandra... com uns enquadramentos formidáveis! Adorei!!!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar