sexta-feira, 25 de setembro de 2020

A CML e as eternas obras.

Imagem minha. Santa Clara. Lisboa

Quando me apercebi dos movimentos preparatórios para as alterações, a primeira coisa que me lembrei foi destas fantásticas árvores. Imponentes e em bom estado, num local de permanência do vento, parecendo que não, eram um abrigo para quem passava nas arcadas anteriores a elas. Zona de habitação e com comércio mais que residual, justificava-se plenamente a sua presença, até porque já cá foram plantadas há muitos anos.

Mas, eis que cabecinhas pensantes, resolveram iluminar-se e dar luz à praceta! 

 As bonitas árvores foram todas devidamente assassinadas. A desculpa... estavam a interferir nas canalizações dos prédios...

 Porque será que quando querem acabar com um local bem arborizado, as canalizações estão sempre à frente?

Imagem minha. Santa Clara. Lisboa

 Pior! 

Toda a praceta foi gradeada por forma a não haver passagem. Logo, a mesma tem que ser feita pelas arcadas dos prédios do lado direito da fotografia, cujos acessos têm escadas. As portas de entrada dos mesmos estão precisamente nesta prumada. Mas há mais. Neste edifício, só existem apartamentos virados a nascente ou a poente. Sendo esta a zona poente.

Assim, esqueceram-se que não podem entrar quaisquer veículos. Sejam eles particulares, polícia, bombeiros ou ambulâncias. Desta forma, um incêndio neste lado será muito difícil, para não dizer impossível, combater, até porque atrás da fotografia o chão está em calçada a um nível superior, impossibilitando a passagem. O mesmo se pode pensar de uma ambulância, situação em que, todos sabemos, a diferença de um minuto pode ser crucial.

Mas, não fica por aqui. Junto ao prédio frontal, existe outra rua, que, também ela, está caótica e faz parte integrante da "guerra" na praceta. Para além de completamente esburacada, passou de duas vias a uma. Num local onde existem escolas... ou seja, quase um quarteirão em estado precário.

Se me perguntarem se eram necessárias obras, tenho que reconhecer que não vi necessidade alguma, mas de certeza a CML e a Junta de Freguesia, na pessoa da sua Presidente [ que deixa muito a desejar],  viram toda a urgência ...

E, não vamos pensar que EMEL e esta questão estão relacionadas, porque muito antes das ditas, já as actividades lúdicas de bloquear carros se faziam sentir. 

E assim vamos nós, nesta Lisboa de colinas, onde se alteram traçados de ruas, para se implementar as mais variadas ideias, sejam elas compatíveis com as características da cidade ou não.


Apesar de tudo, tenham um BOM FIM DE SEMANA!


12 comentários:

  1. Esse tipo de árvores não é o mais indicado para zonas habitacionais. O que já está mal é o gradeamento, qual muro que impede a livre circulação das pessoas.
    Quanto ao resto, a autarquia terá bons motivos. Ou não?

    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, tenho as minhas duvidas quanto aos bons motivos. Mas, não quis entrar por aí.

      Não costumo falar sem conhecimento, António. ;)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Gostei da publicação!! :)
    -
    Cores matizadas, alegres ciprestes
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana :)

    ResponderEliminar
  3. Coincidentemente, postei em meu espaço matéria semelhante em que o proprietário de um terreno onde construíram um hotel, fez uma poda exagerada em arbusto, creio, com a pretensão de livrar-se dele. Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
  4. Creo que cortar por cortar es una aberración no se si dañaría las cañerías, pero dejar la plaza tan desolada no me parece bien.
    Que autos particulares se prohíba por ciertas razones no esta mal siempre que tengan lugares donde dejar, pero que los servicios de emergencia y suministro no puedan acceder no esta bien.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  5. Já é o segundo caso que leio hoje de abate de árvores.
    O outro era em espinho.
    Anda tudo doido????
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Tanto o Brasil e Rio de Janeiro dariam umas 1000 materias iguais.

    ResponderEliminar
  7. Lamento muito a sorte das árvores!
    Também a situação dos moradores dos prédios, por vezes os abaixo-assinados funcionam bem...

    Querida amiga, estou celebrando o meu aniversário no 'A Vivenciar a Vida'...
    Ficarei feliz se comparecer amanhã.
    Abraço grande.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  8. ARboricidio. Es imposible que hoy no se pueda conciliar la aguraleza con obras civiles. Los árboles están por encima de toda otra razón. Un abrazo. carlos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Alexandra!

    Se estou a identificar corretamente a freguesia de Santa Clara é na Alta de Lisboa e resultou da união da freguesia da Ameixoeira e da Charneca.
    Uma amiga minha que vive aí, diz-me que há imensos problemas na zona, nomeadamente falta de segurança e estabelecimentos abertos depois das 19h, não existem. Não sei se já têm Centro de Saúde, não sei.
    As etnias que por aí vivem, segundo sei, são os ciganos, os africanos, classe alta e idosos com pensões baixíssimas. Que mistura tão heterogénea!
    A Alexandra sabe que essa freguesia é a que regista a taxa mais alta de abandono escolar(sou professora)? Gente entre os 20 e os 30 anos, que não trabalha, nem estuda, constitui tb a taxa mais elevada.

    Os assuntos que expõem no seu post são "manobras" de quem não sabe governar uma cidade e a Presidente da Câmara, Sra. Maria da Graça Ferreira é do Partido Socialista. Então, em que ficamos? Não se ouvem os munícipes?

    Tanto dinheiro k se gasta em obras deste género e, ainda por cima, obras não pensadas e que só prejudicam quem aí vive e o país, também, logicamente.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  10. Olá Céu.

    Só não sabia da taxa de abandono escolar, mas não me admiro.

    Aqui é prática não dar ouvidos aos munícipes...e, não, não existe ainda Centro de Saúde.

    100% de acordo com as suas palavras.

    Beijos.

    ResponderEliminar