sexta-feira, 12 de junho de 2020

Voltando às "manias".

Fotografia minha. Sala do Capítulo. Mosteiro de Alcobaça.

O Mestre Afonso Domingues, foi quem,  eventualmente, esboçou o projecto inicial de como se desenvolveria a obra total do Mosteiro, incluindo este teto . Hoje existe a  certeza, até pela documentação e pelos estudos que foram elaborados, que quem terminou aquela estrutura foi o segundo arquitecto, David Huguet.
Sabe-se ainda que Huguet foi substituto de Afonso Domingues desde que este cegou, cerca de 1401/2, tendo estado, depois, mais de vinte anos à frente das obras.
O teto da sala do Capítulo é considerado de extrema importância em termos de engenharia medieval.


Fotografia minha.Sala do Capítulo. Mosteiro de Alcobaça.
Este é o vitral que se vê, na foto acima,  ao fundo da sala.


Fonte: http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=2fbb7637-7210-4a4a-a917-b012d5cd37e4&edition=38


Resumo: Como perco tempos infinitos a observar fragmentos da realidade, o melhor é adquirir uma máquina fotográfica e tentar adaptar-me a ela. 😊


BOM FIM DE SEMANA!

6 comentários:

  1. Muito bem. Já visitei há muitos anos, apenas algumas coisas!:))

    -
    Melancolia ...

    Beijos e uma excelente Sexta Feira:)

    ResponderEliminar
  2. Visitei o Mosteiro de Alcobaça já por duas vezes. Recordo-me de ver esse Vitral. Belas fotos

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Faz agora um ano estive em Alcobaça e, naturalmente, entrei no Mosteiro. Lindo, majestoso!
    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
  4. Estive lá há dois anos. Um local a merecer uma boa visita.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Pensei que tinha levado o 'link' deste blogue, mas assim não aconteceu, talvez porque me afastei do PC e tenho pena, porque todos os os temas são do meu agrado...

    É uma bela abóbada e, segundo a lenda, Afonso Domingues faleceu debaixo dela... Acredita-se que há um fundo de verdade neste conto...
    Porém, o velho arquiteto português ficou imortalizado graças à pena de Alexandre Herculano... Há em Lisboa uma antiga Escola Secundária com o seu nome e uma rua.

    Beijinho, Alexandra.
    ~~~~~

    ResponderEliminar