quinta-feira, 11 de junho de 2020

Reflectindo.

Fotografia minha - Colecção Gulbenkian

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é
(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa,
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres,
Com a morte a pôr humidade nas paredes e cabelos brancos nos homens,
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada.
(…)
Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
A aprendizagem que me deram,
Desci dela pela janela das traseiras da casa,
Fui até ao campo com grandes propósitos.
Mas lá encontrei só ervas e árvores,
E quando havia gente era igual à outra.
Saio da janela, sento-me numa cadeira. Em que hei-de pensar?
(…)
Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
Génio? Neste momento
Cem mil cérebros se concebem em sonho génios como eu,
E a história não marcará, quem sabe?, nem um,
Nem haverá senão estrume de tantas conquistas futuras.
Não, não creio em mim.
Em todos os manicómios há doidos malucos com tantas certezas!
Eu, que não tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo?
(...)


Escolhi estes excertos da obra Tabacaria, de Álvaro de Campos (Heterónimo de Fernando Pessoa), porque sempre me fizeram reflectir nas dúvidas existenciais do Homem, enquanto Ser Humano. 

8 comentários:

  1. Um espírito inquieto, perturbado, que nos deixou uma obra riquíssima.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro esse poema 'Tabacaria', de Álvaro de Campos!
    Um beijinho, muita saúde e paz!

    "Não sou nada.
    Nunca serei nada.
    Não posso querer ser nada.
    À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

    ResponderEliminar
  3. Um dos melhores poemas que algum poeta uma vez escreveu em todo o mundo.
    Abraço e bom feriado

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ler. Um poema digno que obriga a uma enorme reflexão sobre a vivência humana.
    🌹
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  5. Pessoa era, sem dúvida, uma pessoa ímpar.
    Um abraço, Alexandra.

    ResponderEliminar
  6. Um grande pensador, um grande poeta!
    Identifico-me muito com os seus poemas!

    Beijinho e muita saúde!

    ResponderEliminar