sábado, 20 de junho de 2020

Coisas de fim de semana.

Palácio Foz. Imagem retirada da net.

 O Palácio Foz conhecido como Palácio Castelo Melhor, situado na Praça dos Restauradores em Lisboa, foi projetado no século XVIII.
Com o Terramoto de 1755, o antigo Palácio do Conde de Castelo Melhor D. José Vasconcelos Sousa Câmara Faro e Veiga, ficou arrasado. As obras iniciaram-se no período do 2º Marquês de Castelo Melhor António José de Vasconcelos e Sousa Faro.

Fotografia minha. Palácio Foz. Sala dos espelhos.
 Em 1889, Tristão Guedes de Castelo Branco 1º Marquês da Foz, adquiriu o edifício e  empreendeu uma campanha de obras e decoração, recorrendo a conceituados artistas, sendo as obras dirigidas pelo arquiteto José António Gaspar, e decoradas por nomes como o cenógrafo Luigi Manini, António Baeta, os pintores José Malhoa, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, Francisco Vilaça, o estucador Domingos Meira, o escultor Simões de Almeida e com particular destaque para o escultor e entalhador Leandro Braga.

Fotografia minha. Teto da sala dos espelhos

A partir de 1974 instalam-se no local, o Instituto da Comunicação Social, hoje Gabinete para os Meios de Comunicação Social, a Inspeção Geral das Atividades Económicas, a Sala de imprensa de Jornalistas Estrangeiros, o Gabinete da Alta Comissária para a igualdade e Família, o posto de turismo da PSP, entre outros.



Estas ‘paragens’ vou conhecendo quando, eventualmente, se dá a coincidência de um evento num local que ainda não tenha tido oportunidade de entrar. Neste dia, realizava-se um concerto para violino e piano, e aproveitei para ouvir e ver, ou seja, dois em um.


Para quem quiser saber mais sobre esta preciosidade pode ir aqui.



BOM FIM DE SEMANA!


5 comentários:

  1. Muito interessante. Só conheço a fachada.
    Obrigado pela partilha
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Conheço muito bem a parte de fora que está visível para todo o mundo. Não conheço nada do seu interior. Pelas fotos tudo indica ser magistral por dentro.
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. O Palácio Foz é deslumbrante.
    Confesso que a sala dos espelhos me perturba. Manias ...

    Bom dia de sábado, Alexandra, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já não são manias, António. É outra coisa... e que me costuma acontecer também. ;)

      Eliminar
  4. Muito obrigada pela partilha. Não conhecia. Não conheço!:)

    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar