sábado, 25 de abril de 2020

25 de Abril

Foto tirada por mim, em 25 de Abril de 2019

No ano de 1974 não estava em Lisboa e o impacto não foi sentido na verdadeira acepção da palavra. A idade que tinha não permitia ter noção concreta do sucedido. 

Com mais incidência, neste dia, pergunto-me que seria da minha pessoa, do meu EU, se este acontecimento não tivesse ocorrido.

O dia 25 de Abril de 2020, deveria ser comemorado em comunidade e poderia sê-lo, com todos os meios tecnológicos que temos ao dispôr. Contudo, vozes mais altas se levantam!

11 comentários:

  1. No dia 25 se Abril estava em Luanda, trabalhava na secretaria do Colégio Cristo-Rei dos Irmãos Maristas, meu marido militar estava no Comando Naval. Levantámos cedo, pois ambos tínhamos que estar nos nossos locais de trabalho às 8 horas. Como sempre liguei o rádio e comecei a ouvir uma marcha militar e durante todo o tempo que estive em casa nunca se ouviu um locutor nem as notícias. Nada a não ser marchas militares.
    Cheguei ao colégio e perguntei ao Irmão Bento se já tinha ouvido notícias e ele respondeu-me que não. Só marchas militares. Deve ter acontecido qualquer coisa no "Puto". O "Puto" era a designação geral para Portugal, por ser territorialmente muito mais pequeno que Angola.
    Às 10 horas o marido telefonou-me e eu perguntei-lhe o que tinha acontecido e ele respondeu-me que depois falávamos. Só no fim do dia quando regressámos a casa, ele me disse o que se tinha passado , mas a notícia oficial na rádio só a recebemos no dia 26.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, adorei a descrição do seu dia, naquela data. Muito obrigada!

      Um abraço e bom Domingo! :)

      Eliminar
  2. Bom dia:- Existem pensamentos contraditórios em relação às comemorações do 25 de Abril. Uns, os mais novos, não concordam que aconteçam, os mais velhos que viveram e sentiram na pele os efeitos da Ditadura - o antes de 25 de Abril de 1974 - chorariam lágrimas de tristeza caso não houvesse comemoração.São assim os contrastes da vida.
    .
    Feliz fim de semana.
    Viva a liberdade de um Povo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que diz.

      A liberdade, seja ela qual fôr, é indiscutível.

      Bom Domingo. :)

      Eliminar
  3. Lembro-me perfeitamente de tudo o que nesse dia aconteceu. Já trabalhava, em Lisboa (Restauradores), fiz o percurso atá lá observando já os movimentos militares, embora na altura não fizesse ideia do que se estava a passar.
    Mais tarde sim, fui-me apercebendo. O resto do dia foi uma festa, não sem que houvesse, ainda, alguma incerteza quanto ao desfecho.

    Não gostei de muitas coisas que foram acontecendo no pós 25 e hoje, sem esquecer a data, sinto que muito do que aconteceu sob a égide da democracia, poderia ter acontecido de outra forma, para melhor.

    Bom dia de sábado, Alexandra, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredite que tenho pena de não ter presenciado, mesmo criança, os acontecimentos. Por isso, é muito gratificante percepcionar através dos que viveram o momento. Obrigada!

      Abraço.

      Eliminar
  4. eu era pequena mas me lembro bonito post feliz fim de semana e um 25 de abril com mta saude bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. :)

      Passarei no seu "canto" assim que puder.

      Bjs

      Eliminar
  5. Não me lembro do antes. Marcaram-me as musicas na rádio! Mas 25 de Abril sempre...
    -
    As palavras que me apraz dizer...
    -
    Beijos e um excelente feriado. "Mas, em casa!"

    ResponderEliminar
  6. Já somos duas, Cidália.

    Bom Domingo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. De pouco serve tentarmos imaginar o que seria, mas podemos imaginar o que será se nos deixarmos levar pelos caminhos errados outra vez. Só depende de nós ensinara às novas gerações o sentido do 25 de Abril para garantir que nunca se repete.

    Boa semaninha!

    ResponderEliminar